quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs

Através deste blog pretende-se construir uma rede de comunicação, interação, divulgação e socialização de experiências sobre as Tecnologias na Educação, possibitando a participação de todos na construção do conhecimento. Confira na faixa direita do blog, os blogs dos demais colegas do Curso.

Vídeo:Educação e Tecnologia-Professor Ladislau Dowbor

As mudanças tecnológicas causam um impacto cada vez maior na educação escolar e no cotidiano. Nós, educadores, não podemos mais ignorar os diversos veículos de informação, de comunicação, de lazer e de aprendizagem, porque há tempos o professor e o livro didático deixaram de ser as únicas fontes do conhecimento. E para que a escola ofereça realmente um ensino de qualidade voltado para as exigências atuais, precisa deixar de ser meramente transmissora de informação e transformar-se num ambiente de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significado à informação. Torna-se indispensável na escola, a criação de condições cognitivas e afetivas favoráveis para que os alunos aprendam não só a buscar a informação, mas compreendê-la, analisá-la criticamente e produzi-la.

Sites Educacionais Interessantes

http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/index.jsp
http://www.educarparacrescer.abril.com.br/
http://www.bussolaescolar.com.br/
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm
http://www.construirnoticias.com.br/
http://www.aomestrecomcarinho.com.br/

Navegar é preciso!

Quem sou como professor e aprendiz?


Na minha prática pedagógica há uma característica que se destaca, é a inquietação. Inquietação no sentido de não se acomodar com a rotina, de estar sempre buscando algo que me desafie profissionalmente. Algo que me dê prazer de fazer, que me instiga a querer fazer, a aprender, a buscar e a alcançar a satisfação de realização pessoal e profissional. E um dos componentes fundamentais desse desafio é a capacidade de proporcionar ao outro esse mesmo desejo e prazer de aprender.
E para que essa prática se efetive sempre procurei realizar em sala de aula atividades e projetos em que o questionamento dos alunos, a crítica e a busca por mais informações, fossem movidas pela curiosidade de aprender. Ao desenvolver projetos que possibilitavam aos alunos interagir com os colegas, com o conhecimento, com outras pessoas da comunidade e a se confrontar com determinados aspectos de sua própria realidade, constatei que o conhecimento era construído naturalmente e o mais importante, os alunos e a professora eram protagonistas na construção desse conhecimento. Dessa forma, quando ensino também aprendo, pois de acordo com Paulo Freire,

“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço, comunicar e anunciar a novidade”.

Através dessa inquietação que me move, aprendo a partir da interação com meus colegas, com meus alunos, da necessidade de buscar e refletir sobre minha ação, procurando não somente fornecer informações, mas orientá-los em sua própria busca, fazendo-os avançar em suas hipóteses e avançando em minha prática pedagógica.
Um profissional que age como professor e aprendiz, estará sempre aberto a uma proposta de ensino voltada para o contexto e as necessidades atuais, sensibilizando e mobilizando, através do diálogo, os demais personagens da aprendizagem escolar, para atuarem na sociedade do conhecimento como sujeitos ativos e cúmplices perante os objetos de conhecimento.