sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atividade 4: Planejando e realizando atividades com Hipertexto ou Internet

Planejamento:
Para mim foi uma feliz coincidência estar fazendo este curso neste momento. Uma das ações a serem executadas em maio pela Orientação Educacional em 2010, é a realização de um Encontro Regional com o Grêmio Estudantil. Então nada melhor para tornar esse encontro mais dinâmico e atrativo para os jovens, do que planejá-lo utilizando recursos de hipertexto ou internet. Principalmente porque foi possível linkar aos slides, os vídeos e músicas utilizados, facilitando o acesso às informações no momento do encontro, não sendo necessário perder tempo ou tirar a atenção dos alunos procurando o material. Foi possível também, através da internet, procurar imagens que tornem os slides mais atrativos, além de publicar e socializar vídeo com a atuação do Grêmio Estudantil em 2009. Além desses recursos foram utilizados máquina digital, Data Show, microfone, Caixa amplificada e Note Book.


Execução:

A atividade, Encontro Regional do Grêmio Estudantil, aconteceu no dia 28 de maio de 2010, no período de 8h30 às 18h, na sala de reunião da Diretoria Regional de Ensino de Colinas, contando com a presença de 50 representantes dos Grêmios Estudantis, além de Orientadores Educacionais, Coordenadores Pedagógicos, professores e Gestores das Escolas Estaduais da Regional de Colinas. A pauta do Encontro contemplou a apresentação do trabalho da DRE/SEDUC; Democracia na Escola; Protagonismo Juvenil; Conservação do Patrimônio; Os desafios da Escola e a Contribuição do Colegiado Estudantil; Motivação para a vida escolar e pessoal; Depoimentos de dois ex-gremistas, os jovens Márcio e Edna, que atuaram como líderes no projeto de Combate à Evasão “Sentinelas da Evasão”, no CEM Castelo Branco – Colinas; a participação da Diretora Regional, prof ª Iolanda Coelho de Castro e do Diretor de Programas e Projetos da SEJUV-Secretaria da Juventude, o senhor Fábio Lima. Durante o dia inteiro, os alunos participaram de palestras, trocaram experiências, realizaram dinâmicas e reflexões sobre as características, atribuições e perfil de liderança e compromisso ético.


Dificuldades: A única dificuldade, durante a execução da atividade, foi a pouca familiaridade dos alunos com o uso do microfone, ocorrendo até mesmo recusa por parte de alguns em utilizá-lo. Deixei os alunos à vontade para estarem utilizando ou não e a maioria, mesmo nervosos acabaram fazendo uso do mesmo.


Conteúdo Trebalhado e conexão com outros conteúdos:

Encontro Regional dos Grêmios Estudantis, que teve como objetivo a capacitação de lideranças estudantis e o fortalecimento da participação dos Grêmios Estudantis na gestão escolar, conscientizando-os sobre a importância da participação e da liderança na construção da cidadania. A partir dos temas trabalhados foi possível abordar vários e interessantes aspectos da realidade escolar e da cidadania.


Desdobramento da atividade:

A partir da participação dos alunos, acredito que esse encontro irá contribuir para que se promova na escola uma relação de diálogo entre educador e educando, para que juntos possam estabelecer uma relação de parceria, afetividade e cumplicidade, exercendo um papel fundamental para as práticas do cotidiano escolar, ao desenvolver projetos em conjunto, voltados para as necessidades apresentadas pela comunidade escolar e local.


Aprendizagem com essa atividade:

Aprendi tanto com essa tarefa que acho difícil enumerar, mas em síntese, aprendi a usar a Web a meu favor, tornando a capacitação mais atrativa e dinâmica, contribuindo para melhores resultados.


Comentários dos alunos sobre a atividade:

Cada aluno fez sua avaliação do encontro e de acordo com as alunas Fabriciana Pereira e Érika Michele, do Colégio Estadual Zico Dorneles, de Juarina-TO,

“Essa Capacitação foi excelente. Agradecemos à DRE de Colinas pela oportunidade de estarmos adquirindo novos conhecimentos sobre liderança e protagonismo estudantil, por todas as informações e socialização de experiências, as quais foram trabalhadas com muita qualidade e motivação, com certeza contribuirão para a nossa integração tanto na escola como na sociedade. Sugerimos que ocorram mais encontros como este durante o ano”.


Depoimentos dos alunos sobre a atividade:


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Wikipédia, como utilizar essa ferramenta com os alunos?



As possibilidades e sugestões para o uso didático pedagógico desta ferramenta com os alunos:
1-Através da internet, nos deparamos com excesso de informação. Devemos então, estar atentos para que o nosso trabalho, ao utilizar essa ferramenta, não seja a de meros transmissores de informações prontas, disponíveis na Web. Para tornar proveitoso o uso dessa ferramenta, é necessário primeiro refletirmos que o foco deve ser mais voltado para a aprendizagem dos alunos e não no ensino. O professor não é mais o transmissor de informações, mas o mediador e organizador do processo de aprendizagem. É um trabalho que exige bastante planejamento, pois o professor também é aprendiz, é um pesquisador junto com os alunos. É um papel que exige muito mais criatividade e menos repetição na sua tarefa de educar, ao transformar a informação em algo organizado, que tenha significado e que produza conhecimento. Com certeza, essa é uma barreira que devemos vencer: aprender a usar a Web a nosso favor.
2-Os recursos tecnológicos nos possibilitam cada vez mais modificar a forma de ensinar e aprender, que passa a ser um ensinar compartilhado, onde o professor assume o papel de orientador/facilitador e o aluno, participante ativo na construção do próprio conhecimento. E o uso da Wikipédia como ferramenta didático pedagógica é um excelente mecanismo nessa construção conjunta. Através de sua estrutura, que permite que suas páginas sejam visitadas e editadas por qualquer pessoa, o aluno pode ser estimulado pela oportunidade de pesquisar, criar e trocar conhecimentos. É uma ferramenta que pode ser trabalhada em todas as disciplinas. Assim, vejo como uma das possibilidades de uso dessa ferramenta em sala de aula, a criação de um Wiki sobre a história/geografia de Colinas, por exemplo, ou sobre qualquer outro tema que esteja sendo trabalhado em sala de aula. Dessa forma, os alunos construiriam sua própria enciclopédia de estudos.