terça-feira, 2 de novembro de 2010

Socializando experiência com projeto

Projeto: A arte da leitura e da
escrita
No ano de 2009, atuando como supervisora dos Programas de Correção de Fluxo: Se Liga e Acelera, através dos monitoramentos diagnosticamos no início do 2º semestre que apesar do trabalho já realizado, a turma do Se Liga (alunos não alfabetizados com distorção idade-série, que não estudaram ou que acumularam anos de freqüência à escola sem desenvolver habilidades essenciais para o sucesso escolar), da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, encontrava-se em nível crítico de aprendizagem, por diversos fatores: desmotivação, indisciplina, falta às aulas, falta ao reforço escolar, dificuldades de aprendizagem, falta de acompanhamento familiar, recusa em realizar as atividades escolares, baixa autoestima e crença na incapacidade de aprender tanto por parte dos alunos como dos pais. Tornou-se, urgente, a partir dos problemas detectados, a elaboração e desenvolvimento de ações imediatas e contínuas, visando alcançar, no final do ano letivo, as metas do Programa: 100% de aprendizagem, com qualidade.

Sentimos, então, a necessidade de desenvolver um projeto, por acreditar na valorização e capacidade de cada ser humano e sentir o compromisso de ser agente não só de constatação daquela realidade, mas de transformação. Elaboramos e desenvolvemos, então, o projeto “A arte da leitura e da escrita”, que tinha como objetivo utilizar as diferentes linguagens ajustadas às diferentes situações e comunicações e intenções de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade de leitura e escrita, a fim de tornarem-se leitores e escritores competentes.

A execução desse projeto, que ocorreu durante o 2º semestre, foi um desafio, mas as dificuldades foram superadas. O resultado no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos foi surpreendente, alcançando excelentes resultados. Todos os alunos que participaram das ações do projeto no período extra classe encerraram o ano letivo lendo e escrevendo e os demais alunos que participaram das ações desenvolvidas em sala de aula também avançaram na fluência da leitura e da produção de textos, além da disciplina em sala de aula e atitudes positivas em relação às atividades escolares.

Merece destaque também, o trabalho realizado com as famílias. Os pais dos alunos passaram a se interessar e ajudar seus filhos nas leituras e atividades. Como algumas das ações do projeto também ocorriam em suas casas, eles acompanhavam cada fase de aprendizagem, surpreendendo-se por ver que outras pessoas se importavam com seus filhos e se contagiavam, se envolviam, percebiam que sua contribuição é importante e aprendiam melhor como ajudar e incentivar seus filhos. Alguns pais assistiam toda a aula e o que mais me comovia e que não poderia deixar de registrar aqui, era quando, ao observar os progressos ocorridos de uma aula para outra, eles percebiam que seus filhos realmente são inteligentes, são capazes e passavam, também, a acreditar e investir no sucesso escolar deles ( devido o histórico escolar de cinco alunos, seus pais diziam que os mesmos tinham problemas e não conseguiriam jamais aprender).

Um fator preponderante para que o resultado do projeto alcançasse 100% dos objetivos e metas estabelecidos, foi o uso das tecnologias. O mesmo contribuiu, de forma significativa com o avanço na aprendizagem dos alunos e da prática pedagógica, ao possibilitar através do uso do laboratório de informática, ações de pesquisas e interações, como por exemplo, ao trabalharmos o gênero HQ( história em quadrinhos), foram realizadas pesquisas sobre o autor (Maurício de Sousa), características do gênero, comentário em blogs que apresentavam tirinhas e produção de HQs pelos alunos.

O ano letivo foi encerrado com sucesso e a sensação e satisfação de dever cumprido, porque realmente houve um trabalho participativo entre alunos, escola e família e este projeto fez a diferença para essas crianças, esses pais, essa escola, essa comunidade e também para nós professores.

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